Search

Language

Language

           
Ser um Angel

O que é ser um Angel Investor?

Ser um Angel


O que é ser um Angel Investor?

Um Angel Investor, também conhecido como Business Angel, é alguém que providencia financiamento a start-ups, normalmente na sua fase inicial de desenvolvimento, apoiando-as no seu caminho para o sucesso.

 

O Angel Investor oferece apenas capital?

Claro que o capital investido é a primeira interação entre o investidor e a start-up mas, não é o único fator a ter em consideração.

O investidor aposta nos projetos em que mais acredita, e traz consigo o seu conhecimento relativo ao negócio e a sua rede de contactos, que pode ser muito útil numa fase inicial de projeto. Esta combinação de capital e conhecimentos trazida pelo investidor é normalmente conhecida como smart money.

 

Como se tornar num Angel investor?

O processo para se tornar num Angel investor é composto por uma série de passos, que envolvem diversas qualidades que podem ser adquiridas e partilhadas com outros investidores.

Diversas perguntas surgem a partir do dia em que o Angel Investor começa à  procura de novas oportunidades de investimento e decide investir, até sair da empresa, e certamente a APBA pode ajudar na resposta a algumas dessas questões.

As questões mais comuns estão normalmente relacionadas com:

  • Projeto: Onde investir, como encontrar projetos, como ajudar as empresas e onde encontrar novos investidores;
  • Legais: Documentos necessários para o processo de investimento e cláusulas relacionadas ao risco dos projetos;
  • Fiscais: Incentivos existentes e impacto de desinvestimento.

Com o conhecimento adquirido ao longo dos anos, os membros da rede de investidores têm qualidades  e currículos complementares. Assim, a APBA concentra-se em providenciar ferramentas e contactos que assegurem o desenvolvimento pessoal e profissional dos Business Angels nesta associação.

 

Certificação para se tornar num Business Angel

No caso de um investidor querer inscrever-se num fundo de co-investimento  público, o Business Angel deve ter um certificado do IAPMEI.

be_an_angel_00