ARTIGO DO FIANCIAL TIMES - LISBON HARBOURS CALIFORNIAN DREAMS

Publicado a 11/04/2014, 03:39 por APBA .   [ atualizado a 11/04/2014, 03:39 ]

Merece dar destaque a este excelente artigo do Finantial Times sobre ‘ Lisbon Harbours Californian Dreams’.

Neste artigo muito positivo sobre o desenvolvimento do ecossistema empreendedor de Lisboa são citados alguns dos investimentos realizados pelos nossos associados, assim com veículos de investimento business angels da APBA e instituições nossas parceiras.

Pode ver o artigo  através do link :

http://www.ft.com/intl/cms/s/0/849a69c0-af7c-11e3-9cd1-00144feab7de.html

 

NOVA LINHA DE FINANCIAMENTO AOS BUSINESS ANGELS

Publicado a 11/03/2014, 11:41 por APBA .   [ atualizado a 12/03/2014, 03:47 ]

 Irá ser lançada a nova Linha de Financiamento aos Business Angels -  IN2:BA .

Esta linha,  vem reforçar ainda mais  capacidade de investimento dos Business Angels e estará disponível para : 

-  as atuais Entidades Veículos (EVs) de investimento de  Business Angels, que já tenham esgotado as verbas atribuídas em 2010, 

-  novas EVs de  associados que se queiram candidatar  a esta  linha de financiamento. 

A informação sobre esta nova linha está disponível no seguinte link:      http://www.pofc.qren.pt/ResourcesUser/2014/Doc_Divulgacao_20140218_Final.pdf


Para mais informações contactar a APBA  - 96 916 03 25

Ainda a tempo de enviar o seu video sobre empreendedorismo

Publicado a 05/12/2013, 03:23 por Associação Portuguesa Business Angels   [ atualizado a 05/12/2013, 03:23 ]

No âmbito da Semana Global do Empreendedorismo decorre ainda o Festival de Curtas Metragens, liderado pela organização portuguesa da SGE, mas com âmbito internacional, que pretende ser um Showroom da startuplife: são 3 minutos sobre a vida de empreendedores, incubadoras, startups que podem ser submetidos através de canal próprio no YouTube, para o Festival de Curtas Metragens da SGE, até dia 31 de Janeiro de 2014. A selecção final será feita na 2ª quinzena de Fevereiro 2014, na Cinemateca Portuguesa,por um Júri Internacional.

 

Para mais informações consultar: http://www.sge.org.pt/short-movie-fest

 

Philippe Gluntz-Presidente dos Business Angels Europe presente em evento da APBA

Publicado a 28/11/2013, 04:22 por Associação Portuguesa Business Angels

A APBA promoveu o evento “Angels&Entrepreneurs MeetsUp”, no passado dia 20 de Novembro, que contou com a presença de mais de 130 pessoas do ecossistema empreendedor.

A presença do Presidente dos Business Angels Europe- BAE, Phillippe Gluntz reforçou o papel que esta actividade dos BA pretende ter a nível europeu. Foram assinaladas a necessidade de consolidação de metodologias e a definição de um research fundamentado dos BA. Também na Europa esta actividade tem vindo a crescer, os investidores interessam-se por negócios que possam fazer mentoring/coaching que podem acompanhar de perto. Algumas tendências de mercado foram apontadas pelo Presidente do BAE, a inovação como fundamental e a diversificação sectorial dos investimentos.

Neste evento Business Angels , investidores, empreendedores, incubadoras/aceleradores, capital de risco tiveram oportunidade de encontrarem e apresentarem as suas prespectivas de investimentos e conhecerem novos projectos que se vêm afirmando no mercado.

A PME Investimentos, que tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de alguns projectos em co-investimento com os BA, enviou uma mensagem de apoio a esta actividade.

O Presidente da APBA João Trigo da Roza, demonstrou claramente o crescimento da actividade dos BA, que já investiram em mais de 40 startups desde2006. Este ano, embora de crise, até Setembro de 2013, já foram investidos mais de 2.5 milhões € em mais de 15 projectos, contribuindo assim os BA para um país mais competitivo.

 Algumas das Sociedades de Investimento afirmaram que pensam fechar até ao fim do ano novos projectos, com valores de investimento elevados.

As startups apresentadas foram a Besttable- plataforma de reservas de restaurantes, em processo de internacionalização, Feelipa – desenvolvimento de um Código de Cor que permite uma correcta identificação das cores pelas pessoas com deficiência visual, Freedom Grow- empresa que desenvolve aplicações de monitorização baseadas em redes de sensores sem fios, Medical Port – prestador de um serviço global de turismo médico em Portugal e Performance Sales- agência de marketing digital com campanhas em mais de 30 países.









Entrevista com João Trigo da Roza sobre a Semana Global do Empreendedorismo

Publicado a 28/11/2013, 04:22 por Associação Portuguesa Business Angels

O Presidente da APBA, Eng. João Trigo da Roza, dá entrevista à Económico TV fazendo um balanço da Semana Global do Empreendedorismo e da crescente actividade dos Business Angels. 

Ver Entrevista

Presidente da República apoia SGE

Publicado a 28/11/2013, 04:20 por Associação Portuguesa Business Angels

                                          
                   


O Presidente da República, Profº Aníbal Cavaco Silva tem dado o Alto Patrocínio à Semana Global do Empreendedorismo desde a 1ª edição.

Este ano na 6ª edição da SGE, o Presidente da República enviou uma mensagem escrita lida pelo Dr. Jorge Portugal, onde destaca que os sectores Mar e Agricultura são “excelentes motivos para a celebração do espírito do empreendedorismo”.

Ressalta ainda que o Mar deve ser ”um grande desígnio nacional” e uma ajuda para Portugal “ganhar uma nova centralidade atlântica”.

Por outro lado o Presidente refere que a Agricultura desempenha um papel fundamental “na mobilização de atividades como o turismo, o artesanato, a produção industrial ou o comércio” e ainda afirma que “ é com renovada esperança que vejo muitos jovens a procurar a atividade agrícola”.

Finaliza considerando a SGE um valioso contributo para a divulgação dos valores do empreendedorismo e inovação, na sociedade portuguesa.


Mensagem do Presidente da República




Ministra da Agricultura abre Semana Global do Empreendedorismo

Publicado a 28/11/2013, 04:20 por Associação Portuguesa Business Angels

As Sessões de Abertura Solene da SGE decorreram, no dia 18 de Novembro, na Escola Náutica Infante D. Henrique sessão dedicada ao Mar e no Instituto Superior de Agronomia, a sessão dedicada à Agricultura.

Contaram com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar Assunção Cristas e com o Secretário de Estado do Mar Manuel Pinto de Abreu. Tendo ambos manifestado especial interesse por esta iniciativa, visto ser através dos empreendedores como os presentes que se mostram as oportunidades que estes dois sectores têm na economia, assim como o posicionamento da Agricultura e do Mar como uma fonte concreta e real de crescimento da mesma.

McNamara que colocou o mar português no Mundo, na sessão de abertura foi exímio em afirmar a motivação e a paixão que ele tem pelo mar “levantando-se todos os dias às 5 h da manhã para desafiar o mar uma e outra vez, todos os dias, e sempre com a mesma vontade”, são estes valores e é esta persistência que deve estar no top of mind de qualquer empreendedor.

Igualmente na sessão de abertura António Silvestre Ferreira, ao apresentar a seu caso de sucesso, foi claro que a seriedade, a determinação, o profissionalismo, a responsabilidade, o acreditar nos solos portugueses o levaram longe, na produção de uvas de mesa e mais concretamente na uva sem grainha, que curiosamente já era um produto procurado em Inglaterra nos anos 60/70.

Pela APBA, João Trigo da Roza evidenciou o facto de alguns Business Angels, estarem a apostar em projectos inovadores nestes sectores, que são relevantes para o país, mas mais empreendedores e ideias serão certamente necessários e bem-vindos.

Foram destacadas ao longo do dia as várias oportunidades que estes sectores possuem para a economia portuguesa. O mar esteve muito ligado durante muitos anos à pesca e aos portos, tendo sido enfatizado que o mar tem infinitas potencialidades, se a Extensão da Plataforma Continental se concretizar, Portugal é 97% mar e o restante território.

Mas também a agricultura que agora parece uma modernidade não o é, o que acontece é que as novas tecnologias chegaram a este sector e o consumidor final também tem uma atenção a este tema e aos seus produtos finais que não tinha há uns anos atrás.

Imensos casos de sucesso e motivadores foram apresentados ao longo do dia, uns já internacionalizados outros numa fase mais inicial.

Gelpeixe - Transformação e comercialização de congelados, é considerada a melhor empresa portuguesa para trabalhar. As exportações nos últimos 3 anos cresceram 400%.

Ziphius – o entretenimento associado às novas tecnologias (drones) e ao mar.

José Gourmet – Concebeu embalagens de design para produtos portugueses como as conservas, compotas, azeites..  e tornou-se num sucesso mundial.

Recifes Naturais da Nazaré – Em três anos, os recifes artificiais, estruturas de betão colocadas, na plataforma continental adjacente à Nazaré, já abrigaram várias comunidades piscícolas, diversificando as espécies, aumentando a produção biológica e abrigando espécies juvenis.    

Gumelo – Permite a produção em casa de Cogumelos com três colheitas, sendo o substrato destes 100% borra de café.

Naturasin – Dedica-se à produção de gado asinino, com o objectivo de produzir leite de burra. Este leite em pó é muito utilizado na industria da cosmética.

My farm - Criam hortas reais no espaço virtual, que podem ser geridas através de computador, tablet ou smartphone. O cliente escolhe os produtos que quer semear ou plantar, decide se colabora na horta real ou não, e os produtos podem ser entregues em sua casa. 

O tema do empreendedorismo e do apoio ao mesmo foi também referenciado como devendo ser uma disciplina, nas escolas portuguesas de modo a fomentar a cultura de empreendedorismo tão apagada do povo português


Secretário de Estado do Mar  -  Manuel Pinto de Abreu

McNamara

João Trigo da Roza



McNamara embaixador da Semana Global do Empreendedorismo

Publicado a 28/11/2013, 04:18 por Joao Fernandes   [ atualizado a 28/11/2013, 04:19 por Associação Portuguesa Business Angels ]

De 18 a 24 de Novembro decorreu em Portugal a Semana Global do Empreendedorismo, organizada em parceria pela APBA e SEDES, que este ano contou em simultâneo com a participação record de 140 países.

É uma Semana em que em que os participantes e parceiros desta iniciativa se reúnem em todo o mundo com iniciativas locais, nacionais e internacionais, com o objectivo de fomentar e dinamizar o empreendedorismo, a inovação, o networking, o mentoring, a apetência para novos desafios e oportunidades, por isso existem workshops, conferências, eventos, lançamentos de livros e até programas de incubação/aceleração como foi o caso em Portugal do Startup Weekend Covilhã .

Em Portugal, foram escolhidos os temas do Mar e Agricultura para cumprir estes objectivos e abrir a discussão a estes temas, que durante muitos anos pareciam esquecidos na economia portuguesa.

Como embaixadores da Semana, pela temática do Mar, Garrett McNamara, surfista de ondas gigantes e pela temática da Agricultura António Silvestre Ferreira, da Herdade Vale da Rosa, produtor e exportador de uva de mesa e uva sem grainha.

A sessão de encerramento decorreu, a 22 de Novembro no Porto, na Universidade Católica em colaboração com a UPTEC, e foi dedicada ao empreendedorismo social, tendo como mentor o Padre Lino da Maia. 

Em todas as sessões foram apresentados e enfatizados casos de sucesso nas diferentes áreas, mas todos eles referiram que algures nos seus percursos houve momentos de desânimo,  mas a vontade de superar e mostrar que era possível prevaleceu.

Decorre ainda o Festival de Curtas Metragens, liderado pela organização portuguesa da SGE, mas com âmbito internacional, que pretende ser um Showroom da startuplife: são 3 minutos sobre a vida de empreendedores, incubadoras, startups…, que podem ser submetidos através de canal próprio no YouTube, para o Festival de Curtas Metragens da SGE, até dia 1 de Dezembro de 2013, a selecção final será feita a 17 de Dezembro, por um Júri Internacional. 


Empreendedorismo Social encerra Semana Global do Empreendedorismo

Publicado a 28/11/2013, 04:16 por Joao Fernandes

A Sessão de Encerramento da SGE decorreu no dia 22 de Novembro, na Universidade Católica do Porto, que organizou um evento sobre Empreendedorismo social em conjunto com a Universidade de Porto/UPTEC.

Durante a sessão foram apresentados diversos projectos empreendedores de apoio social, integrados na incubadora da Universidade Católica -Social Spin e da Associação para o Empreendedorismo Social e a Sustentabilidade do Terceiro Sector, da incubadora Uptec da Universidade do Porto.

Tais projectos revestem actualmente uma enorme relevância, atenta à situação económica do nosso país.

Um dos projectos que se revelou com bastante interesse foi o Welcome Home – plataforma social que visa retirar os sem- abrigo das ruas do Porto, desenvolve-se em três eixos este: empregabilidade, apoio psico- social e formação.

A sessão foi encerrada  pelo Vereador da Câmara Municipal do Porto Manuel Pizarro, que referiu a importância da temática do empreendedorismo social e que iniciativas deste género devem ser acarinhadas e promovidos pelas entidades oficiais.

DIÁRIO ECONÓMICO - BUSINESS ANGELS

Publicado a 22/11/2013, 10:09 por Joao Fernandes   [ atualizado a 23/11/2013, 02:18 por Associação Portuguesa Business Angels ]

Veja os nossos business angels e algumas das startups mais promissoras em grande destaque.


1-10 of 21