Search

           
Os projetos e a personalidade mais inovadores de 2018 foram revelados durante o Spring Investment Dinner

Os projetos e a personalidade mais inovadores de 2018 foram revelados durante o Spring Investment Dinner

A Associação Portuguesa de Business Angels (APBA) reuniu a comunidade de business angels portugueses, na 3.ª edição do Spring Investment Dinner, para debater o panorama do investimento em Portugal e homenagear as startups e personalidade mais inovadoras do ano de 2018.

A plataforma inovadora de áudio que já conquistou o cinema internacional valeu à Sound Particles o prémio de “High Impact Startup”. Fundada em 2016, em Leiria, a startup aplica conceitos de computação gráfica ao som, e o seu impacto é tanto que esteve nomeada para os prestigiados prémios da Cinema Audio Society e foi uma das  finalistas para os prémios científicos da Academia, em 2018.

Jaime Esteves da PwC entregou a José Neves, fundador e CEO da Farfetch, o prémio “Personality of the Year”, pela sua proatividade no apoio e desenvolvimento do ecossistema empreendedor em Portugal, durante o ano de 2018.

Pela primeira vez, a APBA e a PME Investimentos premiaram a melhor operação que tenha tido a participação do fundo 200M e do Fundo para a Inovação Social (FIS), em rondas concretizadas no ano passado, distinção que foi entregue à 360imprimir.

A APBA aproveitou também o momento para fazer um balanço do programa Empowering Early Stage Investors (ESIL), anunciado em Portugal no evento de 2018. Teresa Valente, Secretária Geral da Associação Portuguesa de Business Angels, explicou que foram realizadas diferentes iniciativas focadas em criar oportunidades de investimento transfronteiriço, capacitar e apoiar investidores e aumentar o número reduzido de mulheres investidoras, estas ações já contaram com mais de 440 participantes em Portugal e 4000 em toda a Europa.

O evento serviu ainda para debater a tendência de intersecção no investimento em Portugal, ou seja, o alargamento das áreas de atuação dos diferentes players, como aceleradoras, incubadoras, business angels ou venture capitals, numa cadeia de valor. Este momento contou com a participação de Gonçalo de Vasconcelos, cofundador e CEO de SyndicateRoom, Hugo Augusto, diretor da Techstars Lisboa, Daniel Nascimento, da EDP Inovação, e de Cristina Fonseca da Indico Capital Partners, com a moderação de Francisco Ferreira Pinto, sócio da Busy Angels.

Henrique Cruz Presidente da IFD, encerrou o evento.

João Trigo da Roza, presidente da APBA, afirma que “este evento é uma oportunidade para analisarmos o atual panorama deste setor e qual o seu futuro em Portugal e na Europa. Acreditamos que esta dinâmica permite incentivar o diálogo sobre temas relevantes para investidores e startups, apoiando assim o desenvolvimento sustentável do setor, assim como homenagear os que mais inovam e contribuem para o crescimento do ecossistema”.

Em 2018, a Associação Portuguesa de Business Angels registou um investimento total de 5,5 milhões de euros pelas suas associadas, tendo o maior investimento alcançado os 2M€. Entre os 21 projetos investidos, aqueles que apresentaram soluções de inteligência artificial foram os que mais atraíram os investidores.